Dicas para a prova do Enem 2013

Nada de Fazer "nenem" faça o:




Em se tratando doExame Nacional do Ensino Médio(Enem), que neste ano ocorre nos dias 26 e 27 de outubro, a melhor dica é estudar temas da atualidade. As 45 questões do Enem sobre Ciências Humanas e suas Tecnologias englobam História, Geografia, Filosofia e Sociologia.
Em se tratando de História, é interessante que o estudante dê atenção aos movimentos sociais, desde questionamentos sobre o movimento operário e as formas de organização em sindicatos e outras associações, bem como suas lutas, tanto no Brasil do século XX quanto nos primórdios da Revolução Industrial na Inglaterra. Na História do Brasil, muitas vezes o movimento operário é analisado à luz das relações com o Estado, principalmente na época do trabalhismo de Getúlio Vargas. Os movimentos são ainda abordados na luta pela emancipação dos escravos e a posterior inserção dos afrodescendentes na sociedade brasileira. Questões relacionando a escravidão com discriminação racial ou política de "cotas para minorias" podem ser abordadas.
Outros pontos que podem ser abordados ainda dizem respeito a movimentos sociais específicos, tais como Revolta da Vacina e as guerras de Canudos e do Contestado.

Questões ligadas à tecnologia e seu impacto na vida social e política também costumam aparecer, com destaque para as tecnologias de informação. O candidato é levado a questionar como a cultura e a política do século XX sofreram o impacto dessas novas tecnologias.
O tema da cidadania, desde o surgimento do termo, na Democracia grega e na República romana, até sua prática atual, também é recorrente.
As questões abordadas na prova de Geografia do Enem muitas vezes abordam assuntos atuais, cobrando a capacidade do candidato de interpretá-lo [a partir de um gráfico, uma tabela ou figura], relacioná-lo a determinados focos sociais e culturais e correlacioná-lo ao item correto. Problemas urbanos (violência, habitação etc.), a situação rural brasileira e a questão ambiental (o que inclui desmatamento, aquecimento global, erosão etc.) são os temas mais abordados.
E a dica mais importante quando se diz respeito ao Enem: contextualize o conteúdo das disciplinas. A leitura de jornais e assistir noticiários auxilia e muito na realização da prova, pois o exame busca contemplar as relações entre atualidades e sala de aula. 

Dicas de Geografia:
As questões abordadas na prova de Geografia do Enem muitas vezes abordam assuntos atuais, cobrando a capacidade do candidato de interpretá-lo [a partir de um gráfico, uma tabela ou figura], relacioná-lo a determinados focos sociais e culturais e correlacioná-lo ao item correto.
Abaixo, confira alguns temas de geografia recorrentes nas provas do Enem:

1) Questões Ambientais. Políticas, Impactos e Sustentabilidade. Estude a evolução do movimento ambiental (ECO-92, Kyoto etc.), os fenômenos ambientais (Efeito Estufa, Ozônio, Chuva Ácida etc.) e políticas de reciclagem e conscientização ambiental (Desenvolvimento Sustentável). Atenção especial para a proposta do “Novo Código Florestal Brasileiro” e para devastação da Amazônia, do Cerrado e biomas brasileiros.

2) Recursos Energéticos e Políticas Alternativas. Estude as energias alternativas (eólica, solar, geotérmica, maremotriz, mas atenção especial para as provenientes de biomassa, muita atenção para Biodiesel e Álcool). Estude o uso de Petróleo e suas questões geopolíticas. Saiba tudo sobre Hidroelétricas e o caso de Belo Monte (Pará), bem como padrões de consumo energético regional e políticas públicas, como incentivos e adoção do horário de verão.

3) Recursos Hídricos e Paisagens Naturais. Estude fatores e elementos climáticos, conjuntos climato-botânicos brasileiros (em especial Amazônia, Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica) e Aquífero Guarani. Saiba a relação clima x recursos hídricos e ciclo hidrológico.

4) As Relações Sociais nas Tendências Trabalhistas e Questões Populacionais. Estude os processos de modernização industrial, as relações de trabalho, a pirâmide populacional e composição sociocultural brasileira. Atenção especial para informalidade, trabalho infantil, transição demográfica (e crises previdenciárias), fatores de manifestação cultural e seus agentes (como religiões, música, cinema, comunicações etc.).

5) Questões Agrárias, Pobreza, Desigualdades Globais e Fluxos Populacionais. Conheça os movimentos sociais no campo brasileiro, tecnologia agrícola e modernização conservadora no Brasil. Relacione agricultura com “Indústria da Seca”, “Urbanização Brasileira”, questões ligadas à miséria e desigualdades em seus amplos espectros (com destaque para questão racial), políticas públicas de combate à miséria e suas contradições, segregações e IDH.

Fonte: Vestibulandoweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário